É o procedimento cirúrgico que remodela o queixo utilizando implantes ou o próprio osso, por intermédio de fraturas que podem avançar ou recuar o mento (parte inferior e média da face, abaixo do lábio inferior).
A cirurgia plástica de queixo é pouco invasiva, consiste na introdução de silicone por dentro da boca ou por incisão externa na linha da dobra do queixo. Enxertos de gordura poderão ser realizados. O objetivo é deixar harmonioso às características faciais, sem cicatrizes visíveis.
A Mentoplastia é indicada para pessoas que possuem o queixo sem simetria e desproporcionais com o perfil do rosto.
Passo 1 – Anestesia
A anestesia irá depender da indicação do médico para cada paciente, para conforto durante a cirurgia, podendo ser anestesia local com sedação intravenosa ou anestesia geral.
Passo 2 – Incisão
A incisão pode ser feita de duas maneiras: entre a gengiva e o lábio inferior ou na linha inferior na borda externa do queixo. Logo após, é feito o deslocamento rente ao osso, criando o espaço para ser implantado o silicone.
Passo 3 – Fechando as incisões
O fechamento das incisões varia de acordo com a forma como é realizado o procedimento. Quando for por fora da boca, se dá pontos de aproximação interna com fios absorvíveis e fechamento de pele com pontos intradérmicos com fios inabsorvíveis ou absorvíveis. Quando a cirurgia é feita por dentro da boca, a incisão é fechada com fios absorvíveis que não precisam ser retirados. Nesse procedimento, a cicatriz externa não é visível após a recuperação da Mentoplastia.
Deve ser usado um curativo que previne a movimentação do silicone, por 7 dias. O paciente receberá algumas orientações do médico, entre elas, ingerir apenas líquido e dormir de barriga para cima por 30 dias.
O resultado final do procedimento é o equilíbrio natural e a harmonia da face. A cirurgia também melhora a qualidade de vida, sendo benéfica na capacidade de respirar, comer e falar.