A cirurgia de correção de cicatriz reduz a cicatriz de maneira que fique mais uniforme com o tom de pele e a textura circundante. O procedimento proporciona um resultado estético mais agradável e melhora a aparência das cicatrizes.
A cirurgia de correção de cicatriz é indicada para pessoas que desejam minimizar a cicatriz, de modo que fique mais perceptível se camuflando a textura circundante.
Correção cicatricial é a cirurgia plástica realizada para melhorar a condição ou a aparência de uma cicatriz em qualquer parte do corpo. Os diferentes tipos de cicatriz incluem:
Descoloração, irregularidades da superfície:
São cicatrizes de acne, bem como cicatrizes decorrentes de ferimentos leves e de incisões cirúrgicas anteriores.
Cicatrizes hipertróficas:
São, na maioria das vezes, altas, vermelhas ou desconfortáveis. Podem se tornar maiores ao longo do tempo. Elas podem ter cor mais escura ou mais clara.
Cicatrizes com queloides:
São maiores que as cicatrizes hipertróficas. Estas cicatrizes podem ser dolorosas ou com prurido e podem enrugar. Elas se estendem para além das bordas de uma ferida ou incisão inicial, podendo ocorrer em qualquer parte do corpo. Desenvolvem-se mais comumente onde há pouco tecido subjacente de gordura, como na face, no pescoço, nas orelhas, no peito e nos ombros.
Melhora nas cicatrizes de contraturas:
São cicatrizes que restringem o movimento devido à junção da pele e do tecido subjacente durante a cicatrização. As contraturas ocorrem quando há uma grande quantidade de perda de tecido, por exemplo, após uma queimadura. As contraturas também podem se formar onde a ferida se junta com a articulação, restringindo o movimento dos dedos, cotovelos, joelhos e pescoço.
Os resultados finais da cirurgia de correção de cicatriz podem levar alguns meses para se tornarem aparentes, podendo variar em cada paciente. Questões como tipo de pele e características hereditárias fazem parte dessa melhora.